POMBA GIRA
Salve as Pombas-giras
de estudo e trabalho.
Existe muita controvérsia , as pombas-gira são mal interpretadas, muito mal-faladas.
Em virtude do comercio de imagens, fabricarem imagens de pomba-gira seminuas, de cor avermelhada,com chifres, tridentes, facas.
Criou-se uma idéia fixa que elas só praticam o mal, Quando na realidade a mal esta na cabeça e no coração das pessoas, pense um pouco qual é a lógica de baixar num terreiro um preto-velho, um caboclo, as crianças, pra fazer a caridade, e no mesmo terreiro baixar Exu e Pomba-gira pra praticar o mal.
Existe uma falha por parte dos umbandistas que muitas vezes não explicam que
Exus e pombas-gira são cobradores do Karma, ou seja estão ligados ao conceito
de ¡§Quem deve paga, e quem merece recebe¡¨.
Devemos pensar muito sobre o que fazemos ou pedimos a essas entidades, lembrarmos que o ¡§bem é repartido e o mal é divido¡¨.
Estes espíritos femininos, são capazes tanto de um grande mal ,
(desviar comportamentos sexuais, causar tentações, separar casais, concretizar cruéis vinganças, separar famílias, etc),
como de um grande bem ( unir casais, salvar casamentos, devolver harmonia ao lar, etc).
Dentro de sua especialidade, os casos amorosos, a pomba-gira realiza diferentes trabalhos; além do encantamento da pessoa cobiçada, ela também pode afastar uma esposa, rival ou inimigo de qualquer natureza.
Uma coisa é muito certa, todo e qualquer problema que colocamos nas mãos de qualquer uma delas tem solução
As oferendas são inúmeras, sempre acompanhadas de champagne de boa qualidade, bons vinhos, bebidas fortes como o gim, Bourbon e, em isolados casos, a pinga. A elas são oferecidos cigarrilhas e cigarros de boa qualidade, rosas vermelhas, sempre em numero ímpar, mel, licor de anis (uma de suas bebidas preferidas), espelhos, enfeites, jóias, bijuterias de boa qualidade, anéis, batons, perfumes, enfim, todo o aparato que toda mulher gosta e preza.
Pomba-Gira Dama da Noite
Carmem vagava pelas ruas sem saber para onde ir. Perdera os pais, quando tinha cinco anos, e fora morar com seus tios. Tratada como escrava por anos, nunca soube o sentido da palavra felicidade. Analfabeta, somente conhecia os segredos da cozinha e da limpeza que era obrigada a fazer diariamente. O assédio de seu primo tornara-se insuportável conforme crescia em formas e beleza. Tanto o rapaz insistiu que acabou levando-a para a cama, onde foram flagrados pela velha tia, que em nenhum momento duvidou da palavra do filho que acusava a moça de seduzi-lo dia após dia. De nada valeram os apelos e juras de inocência. Imediatamente foi posta na rua sem um tostão e
apenas com a roupa do corpo.
Agora estava ali perambulando por ruas que não conhecia em uma noite escura e com lágrimas correndo pelo belo rosto. Um homem aproximou-se dela: – O que faz uma moça tão bonita perdida por aqui? E porque chora? Desalentada, começou a falar tudo que havia se passado. Não tinha nada a perder.
Quem sabe aquele rapaz não a ajudaria? Fora o único que mostrara interesse no seu drama.
Após ouvir tudo ele disse: – Venha comigo, tenho um lugar para você ficar! Sem outra opção a jovem o seguiu. Entraram em um casarão escuro em que somente uma pequena luz bruxuleava.
Uma senhora vestida e maquiada com extravagância para àquela hora da noite, atendeu-os prontamente: – Mais uma menina, Jorginho? De maneira brusca, o rapaz agarrou a mulher pelo braço e sussurrou-lhe: – Esta é minha, vou querer somente para mim! – Calma lá garotão! Se você pagar não vejo motivo para que não seja sua.
A partir desse momento Carmem transformou-se em mais uma menina da famosa Madame Eglantine.
A principio deitava-se com Jorge pela gratidão, aos poucos, porém foi tomando-se de amores pelo rapaz, que em pouco tempo enjoou do que tinha com facilidade.
Depois de dois meses de amor incondicional, o rapaz procurou pela Madame e falou: – Já está na hora da garota fazer a vida, não tenho mais como pagar pela sua estadia aqui.
Eglantine sorriu com desdém, pois já sabia que o final seria esse, não era a primeira que passava por isso em sua casa.
Ao ser informada de suas novas atribuições, a moça desesperou-se, chorou uma tarde inteira.
Sem ter como fugir da situação, preparou-se para cumprir o combinado.
Sentada no grande salão mal iluminado Carmem aguardava. Cada vez que uma das meninas subia acompanhada de alguém, ela suspirava de alivio por não ter sido escolhida.
No entanto, quando já achava que estaria livre por aquela noite, Madame aparece com um senhor: – Querida, trate muito bem o Comendador Belizário, ele é prata da casa! Ao olhar o homem, sentiu o estômago revirar, ele podia ser seu avô! Eglantine percebeu e fixou um olhar gélido sobre ela: – Leve-o para seu quarto e faça tudo para agradá-lo.
Com os pés pesados ela subiu as escadas que a levariam para o sacrifício, puxando o comendador pela mão. O velho fungava em sua nuca e ela tentava desviar do contato, ao sentir o hálito mal cheiroso, não resistiu, pediu que ele a soltasse e o empurrou com violência.
Isso somente excitou mais o homem que agora literalmente babava em seu pescoço.
Instintivamente agarrou a haste de bronze do abajur e desferiu com ódio na cabeça de Belizário.
O sangue correu imediatamente manchando seu seio.
Mas o velho não caiu, tomado de ira, apertou o pescoço da jovem até que, com os olhos vidrados, ela deu o último suspiro.
Assustado pelo que fizera e com o sangue escorrendo pelo rosto, o comendador correu para as escadas onde tropeçou e rolou caindo morto no meio do salão de Madame Eglantine.
Durante muitos anos o espírito de Carmem vagou por regiões escuras onde reviu e reviveu carmas e pecados de vidas anteriores.
Amparada por linhas auxiliares começou seu trabalho de evolução espiritual utilizando a roupagem da Pomba-Gira Dama da Noite.
Quem já se consultou com essa grande mulher sabe dos ótimos conselhos que ela sempre distribui entre sorrisos gentis e calorosos.
Laroiê a Dama da Noite! Laroiê as Pomba-Giras!
Resumo escrito por:
LuizCarlosPereira
- Pombagira Cigana
- Pombagira Maria Mulambo da Porteira
- Pombagira Maria Padilha raínha do cabaré
- Pombagira Maria Padilha
- Pombagira Maria Padilha das Almas
- Pombagira Maria Padilha da Encruzilhada
- Pombagira Maria Padilha do Cruzeiro
- Pombagira Rainha
- Pombagira Maria Molambo
- Pombagira Rosa Caveira
- Pombagira Rosa da Noite
- Pombagira das Sete Encruzilhadas
- Pombagira do Cruzeiro
- Pombagira da Calunga
- Pombagira Mirongueira
- Pombagira Maria Quitéria
- Pombagira Maria Mulambo da Estrada
- Pombagira Rainha das Rainhas
- Pombagira Menina
- Pombagira Rainha Sete Encruzilhadas
- Pombagira Rainha do Cemitério
- Pombagira das Almas
- Pombagira da Praia
- Pombagira Dama da Noite
- Pombagira Sete Calungas
- Pombagira Maria Mulambo das Sete Catacumbas
- pompogira Maria Mulambo da sete Encruzilhadas
- Pompogira Fiqueira do Inferno
- pompogira Maria Mulambo
- pompogiro Cacurucaia
- Pompogira Tata Mulombo
O que é Pomba gira:
Pomba gira é uma entidade espiritual da umbanda, que se manifesta incorporada em um médium. É a mensageira entre o mundo dos orixás e a terra.
A umbanda, uma religião brasileira com origens africanas, foi trazida para o Brasil pelos escravos de origem bantu, é caracterizada por vários rituais. A pomba gira está fundamentada como arquétipo criado a partir da bombogira, originária dos cultos africanos de Angola.
Com o tempo a entidade construiu um arquétipo de mulher liberada, exibicionista, provocante, e livre das convenções sociais e passou a ser chamada de pomba gira. Segundo a umbanda a pomba gira é um espírito da luxúria, sendo que todos os prazeres desse mundo lhes são agradáveis.
Segundo alguns sacerdotes, a pomba gira é um espírito de mulheres que em vida foram prostitutas, ou mulheres ligadas aos prazeres das coisas carnais, e que ao morrer se transformaram em entidades espirituais que voltaram para evoluir ajudando os outros.
A pomba gira é especializada em amor e relacionamentos por ser a orixá do trono do desejo e dos estímulos. É vista como a personificação das forças da natureza, que equivale à força feminina de Exu – orixá guardião do comportamento humano, das casas, das aldeias etc.
As cores predominantes da pomba gira são o vermelho e o preto. É representada com saias rodadas, blusas rendas, colares, flores e muitos enfeites. Suas oferendas preferidas são o champanhe, o vinho, a pinga, o espelho, as bijuterias, batons etc.
Para muitos a pomba gira veio para construir um arquétipo forte, poderoso e subjugado do machismo ostentado por Exu e todos os homens vaidosos de sua força e poder sobre as mulheres.
LUTAS E CONQUISTAS
A luta nos leva constantemente ao desgaste, desânimo e a perda de interesse as razão de luta. Obviamente quando o resultado nos favorece dando-nos o objeto de desejo, sentimos o gosto da conquista que nos envolve a ponto de perdemos tempo na contemplação, uso e desfrute. Quando assimilamos que as lutas, derrotas e conquistas integram e fazem parte de nossas vidas nos fazendo buscar os caminhos que nos levarão a alcançar os propósitos, e desta forma, manter o equilíbrio e caminhar sem parar, procurando superar os medos, as culpas, a ignorância e o autoritarismo que tanto afloram diariamente. Conquistas somente se conseguem a custa de muita integração e com o intercâmbio mental, psíquico e espiritual, donde sensibilizados por energias positivas que quando interiorizadas se multiplicarão dando a verdadeira condição de realização levando aos nossos necessitados tuas experiências, o teu crescer, tuas lutas e conquistas, e o teu choro calado no íntimo por não ter lutado o suficiente para a verdadeira e maior conquista que é a de conhecer-se e modificar-se em teus procedimentos, viciações e o estacionar para depois crescer buscando sua ascensão com equilíbrio e fé, tendo o alicerce para tua construção, podendo ser um pequeno casebre ou um palacete, dependendo de cada uma sua edificação. Não deixe de continuar tuas lutas em busca de teus sonhos tendo sempre em mente que a razão do teu lutar deverá estar ligado na tua realização, levando a muitos a tua experiência que servirá de espelho aos necessitados. Acredite que embora a situação se apresente difícil e insolúvel, não desanime deixando de lutar e verás que teu esforço não foi em vão, e a essência sobreviverá aos teus dias.
Um abraço fraterno.